100%

A Câmara de Vereadores de Taquara está de cara nova para receber a comunidade em 2019!

Caro munícipe é com imensa alegria que comunicamos que a Câmara está de cara nova para receber a comunidade.
Desde o ano de 2015 a Câmara conta com o serviço de internet comunitária, onde são disponibilizados computadores com acesso à internet para pesquisas e elaboração de trabalhos. Neste ano o serviço foi ampliado: contamos com um servidor para auxiliar no uso dos computadores, na elaboração de currículos, cadastramento de requerimentos no portal MEU INSS (como para requerimento de salário-maternidade e de agendamentos), cadastramento para alistamento militar, bem como são permitidas a impressão de 10 cópias semanais. Para utilização da internet comunitária basta vir até a Câmara de Vereadores e fazer um breve cadastro com o servidor do Legislativo, informando dados básicos e pronto, o serviço será disponibilizado.
Contamos ainda com um espaço para estacionamento de carros para visitantes: o pátio da frente da Câmara de Vereadores. Agora, a comunidade terá facilidade de chegar até o Poder Legislativo com seus veículos. Foram disponibilizadas vagas identificadas com placas: “Exclusivo para visitantes”. Já os vereadores e servidores contam com um estacionamento na parte lateral e dos fundos, a fim de permitir que a frente da Câmara fique livre para a comunidade. O estacionamento da lateral estava desocupado e neste ano passou a ter utilidade.
O nível de qualificação dos funcionários também foi alvo de análise pela atual Mesa Diretora. O requisito mínimo para compor o quadro do legislativo taquarense foi de nível médio. Também, houve aproveitamento de funcionários em funções correspondentes às suas formações.
Contamos também com uma nova recepção, pensada com carinho para acolher a comunidade, um espaço alegre e aconchegante. O espaço foi planejado e montado em parceria com servidoras da Secretaria de Cultura do Município, que de forma voluntária ajudaram a mudar o visual da recepção da Câmara. A Biblioteca Pública do Município também cedeu alguns livros, que estão na recepção da Câmara à disposição da comunidade como espaço de leitura.
Para essas alterações, foi realizado um mutirão pelos servidores e vereadores do legislativo, que arregaçaram as mangas e ajudaram nessas reformas. Além disso, foram pintadas paredes e vasos de plantas, tudo de forma voluntária pelos servidores, pensando no acolhimento da comunidade.
Venha nos visitar! O horário de funcionamento da Câmara é das 8h às 12h e das 13h às 17h30, de segunda a quinta-feira. Nas sextas o horário é das 8h às 14h. As sessões legislativas ordinárias ocorrem nas segundas-feiras, às 18h, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Notícias

Alunos do 2º ano da EEEM Felipe Marx visitam a Câmara e entrevistam vereadores
Alunos do 2º ano da EEEM Felipe Marx visitam a Câmara e entrevistam vereadores

Na tarde do dia 20 de maio, alunos do 2º ano - turma 204 - da Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Marx, acompanhados pelo Professor Leandro Trein Leonardo, realizaram uma visita a Câmara de Vereadores de Taquara a fim de efetuar uma entrevista com os Vereadores, sobre Patrimônio Histórico e Cultural, projeto o qual estão estudando na disciplina de História.

Moradores do interior protestam na Câmara por más condições de estradas em Taquara
Moradores do interior protestam na Câmara por más condições de estradas em Taquara

A Câmara de Vereadores de Taquara recebeu, nesta segunda-feira (20), uma comitiva de moradores das localidades de Açouta Cavalo e Cachoeira Grande, no interior do município, protestando devido às más condições de estradas. Cerca de 60 pessoas participaram do ato no Legislativo, em que obtiveram apoio de vereadores para levar a reivindicação à prefeitura.

Encceja 2019: inscrições iniciaram nesta segunda-feira. O prazo para se inscrever vai até 31 de maio e as provas serão aplicadas em 25 de agosto.
Encceja 2019: inscrições iniciaram nesta segunda-feira. O prazo para se inscrever vai até 31 de maio e as provas serão aplicadas em 25 de agosto.

Iniciaram nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova é gratuita e destinada a pessoas em busca de certificados de Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tiveram a oportunidade de concluir a formação no tempo padrão. O exame será aplicado em 25 de agosto, em 610 cidades brasileiras. As inscrições podem ser feitas pela internet, no Sistema Encceja, até 31 de maio, através do site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso.
A Câmara de Vereadores de Taquara, através de sua internet comunitária, está disponibilizando acesso ao site do Encceja, para realização das inscrições. O horário de funcionamento da Câmara é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30 e na sexta-feira das 8h às 14h.

Reunião preliminar para formação do Conselho da Comunidade Pró Presídio Estadual de Taquara
Reunião preliminar para formação do Conselho da Comunidade Pró Presídio Estadual de Taquara

Durante a manhã do dia 07 de maio (terça-feira), nas dependências da Câmara de Vereadores de Taquara, aconteceu a primeira reunião para tratar da efetivação do Conselho da Comunidade, uma associação civil com função de representação das comunidades na execução da política penal e penitenciária, visando ações junto ao Presídio Estadual de Taquara com intuito de que aconteça uma aproximação colaborativa.

Soldado Juliano Soares Sodré é homenageado na Câmara de Vereadores de Taquara
Soldado Juliano Soares Sodré é homenageado na Câmara de Vereadores de Taquara

Por proposição do Vereador Lissandro Rodrigues, a Câmara de Veradores de Taquara prestou uma homenagem especial, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (01), ao SOLDADO JULIANO SOARES SODRÉ, natural de Taquara, pela participação atuante por ocasião da tragédia onde houve o rompimento da Barragem da Vale (mineradora multinacional brasileira) em Brumadinho.

Câmara de Taquara promoveu a “Noite das Mulheres”
Câmara de Taquara promoveu a “Noite das Mulheres”

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi lembrado de forma especial pela Câmara de Vereadores de Taquara com a parceria entre o Executivo, Legislativo, Unimed Encosta da Serra, SESC – Fecomércio e Faccat.