100%

Poderes Legislativo e Executivo buscam autorização para o funcionamento de Ed. Infantil nas Escolas Estaduais

Na segunda-feira, dia 18 de fevereiro, estiveram reunidos com a Promotora Regional da Educação, Dra. Luciana Cano Casarotto, na Promotoria de Justiça Especializada, em São Leopoldo, a Vereadora Sirlei Teresinha Bernardes da Silveira, Presidente do Legislativo taquarense, o Vereador Adalberto Carlos Soares, Vice-Presidente da Câmara e o Dr. Hélio Cardoso Neto, Vice-Prefeito de Taquara.
 Na oportunidade foi abordada a dificuldade para funcionamento das quatro turmas de Educação Infantil das três escolas estaduais: Dr. Breno Oswaldo Ritter, 27 de Maio e Tristão Monteiro, escolas que até a presente data, não obtiveram a autorização do governo estadual para funcionamento das turmas de cinco anos, para o ano letivo de 2019.
Após ouvir sobre a situação da Educação Infantil se repetir há mais de dez anos, inteirar-se sobre a realidade de Taquara no atendimento aos alunos de Ensino Médio em duas escolas taquarenses, a Dra. Luciana procedeu à inserção de pauta na Reunião já agendada para o dia 22/02, sexta-feira com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul.
De posse de todos os documentos: moções da Câmara de Vereadores, negativas do Estado, abaixo assinados das comunidades, relação nominal dos candidatos de cinco anos das três escolas e resposta da municipalidade quanto à assunção das turmas para 2019, a Dra. Luciana Casarotto demonstrou seu otimismo com relação à conquista dessa autorização para funcionamento das quatro turmas da Educação Infantil nas Escolas Estaduais de Taquara.
Caso não ocorra essa deliberação por parte do governo estadual, ocorrerá a judicialização dessa demanda por iniciativa do próprio Ministério Público.
“Pedimos paciência às comunidades escolares e compreensão para o retardo do início das aulas para os alunos inscritos nas turmas de Educação Infantil. Mas estamos com as esperanças renovadas após esta feliz reunião”, declarou a Presidente do Legislativo, Sirlei Silveira.
A realização deste encontro deu-se com a parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo taquarense, lutando pelo ensino de nossa cidade.

Notícias

Alunos do 2º ano da EEEM Felipe Marx visitam a Câmara e entrevistam vereadores
Alunos do 2º ano da EEEM Felipe Marx visitam a Câmara e entrevistam vereadores

Na tarde do dia 20 de maio, alunos do 2º ano - turma 204 - da Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Marx, acompanhados pelo Professor Leandro Trein Leonardo, realizaram uma visita a Câmara de Vereadores de Taquara a fim de efetuar uma entrevista com os Vereadores, sobre Patrimônio Histórico e Cultural, projeto o qual estão estudando na disciplina de História.

Moradores do interior protestam na Câmara por más condições de estradas em Taquara
Moradores do interior protestam na Câmara por más condições de estradas em Taquara

A Câmara de Vereadores de Taquara recebeu, nesta segunda-feira (20), uma comitiva de moradores das localidades de Açouta Cavalo e Cachoeira Grande, no interior do município, protestando devido às más condições de estradas. Cerca de 60 pessoas participaram do ato no Legislativo, em que obtiveram apoio de vereadores para levar a reivindicação à prefeitura.

Encceja 2019: inscrições iniciaram nesta segunda-feira. O prazo para se inscrever vai até 31 de maio e as provas serão aplicadas em 25 de agosto.
Encceja 2019: inscrições iniciaram nesta segunda-feira. O prazo para se inscrever vai até 31 de maio e as provas serão aplicadas em 25 de agosto.

Iniciaram nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova é gratuita e destinada a pessoas em busca de certificados de Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tiveram a oportunidade de concluir a formação no tempo padrão. O exame será aplicado em 25 de agosto, em 610 cidades brasileiras. As inscrições podem ser feitas pela internet, no Sistema Encceja, até 31 de maio, através do site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso.
A Câmara de Vereadores de Taquara, através de sua internet comunitária, está disponibilizando acesso ao site do Encceja, para realização das inscrições. O horário de funcionamento da Câmara é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30 e na sexta-feira das 8h às 14h.

Reunião preliminar para formação do Conselho da Comunidade Pró Presídio Estadual de Taquara
Reunião preliminar para formação do Conselho da Comunidade Pró Presídio Estadual de Taquara

Durante a manhã do dia 07 de maio (terça-feira), nas dependências da Câmara de Vereadores de Taquara, aconteceu a primeira reunião para tratar da efetivação do Conselho da Comunidade, uma associação civil com função de representação das comunidades na execução da política penal e penitenciária, visando ações junto ao Presídio Estadual de Taquara com intuito de que aconteça uma aproximação colaborativa.

Soldado Juliano Soares Sodré é homenageado na Câmara de Vereadores de Taquara
Soldado Juliano Soares Sodré é homenageado na Câmara de Vereadores de Taquara

Por proposição do Vereador Lissandro Rodrigues, a Câmara de Veradores de Taquara prestou uma homenagem especial, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (01), ao SOLDADO JULIANO SOARES SODRÉ, natural de Taquara, pela participação atuante por ocasião da tragédia onde houve o rompimento da Barragem da Vale (mineradora multinacional brasileira) em Brumadinho.

Câmara de Taquara promoveu a “Noite das Mulheres”
Câmara de Taquara promoveu a “Noite das Mulheres”

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi lembrado de forma especial pela Câmara de Vereadores de Taquara com a parceria entre o Executivo, Legislativo, Unimed Encosta da Serra, SESC – Fecomércio e Faccat.