Poderes Legislativo e Executivo buscam autorização para o funcionamento de Ed. Infantil nas Escolas Estaduais

Na segunda-feira, dia 18 de fevereiro, estiveram reunidos com a Promotora Regional da Educação, Dra. Luciana Cano Casarotto, na Promotoria de Justiça Especializada, em São Leopoldo, a Vereadora Sirlei Teresinha Bernardes da Silveira, Presidente do Legislativo taquarense, o Vereador Adalberto Carlos Soares, Vice-Presidente da Câmara e o Dr. Hélio Cardoso Neto, Vice-Prefeito de Taquara.
 Na oportunidade foi abordada a dificuldade para funcionamento das quatro turmas de Educação Infantil das três escolas estaduais: Dr. Breno Oswaldo Ritter, 27 de Maio e Tristão Monteiro, escolas que até a presente data, não obtiveram a autorização do governo estadual para funcionamento das turmas de cinco anos, para o ano letivo de 2019.
Após ouvir sobre a situação da Educação Infantil se repetir há mais de dez anos, inteirar-se sobre a realidade de Taquara no atendimento aos alunos de Ensino Médio em duas escolas taquarenses, a Dra. Luciana procedeu à inserção de pauta na Reunião já agendada para o dia 22/02, sexta-feira com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul.
De posse de todos os documentos: moções da Câmara de Vereadores, negativas do Estado, abaixo assinados das comunidades, relação nominal dos candidatos de cinco anos das três escolas e resposta da municipalidade quanto à assunção das turmas para 2019, a Dra. Luciana Casarotto demonstrou seu otimismo com relação à conquista dessa autorização para funcionamento das quatro turmas da Educação Infantil nas Escolas Estaduais de Taquara.
Caso não ocorra essa deliberação por parte do governo estadual, ocorrerá a judicialização dessa demanda por iniciativa do próprio Ministério Público.
“Pedimos paciência às comunidades escolares e compreensão para o retardo do início das aulas para os alunos inscritos nas turmas de Educação Infantil. Mas estamos com as esperanças renovadas após esta feliz reunião”, declarou a Presidente do Legislativo, Sirlei Silveira.
A realização deste encontro deu-se com a parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo taquarense, lutando pelo ensino de nossa cidade.

Alunos do 2º ano da EEEM Felipe Marx visitam a Câmara e entrevistam vereadores

Na tarde do dia 20 de maio, alunos do 2º ano - turma 204 - da Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Marx, acompanhados pelo Professor Leandro Trein Leonardo, realizaram uma visita a Câmara de Vereadores de Taquara a fim de efetuar uma entrevista com os Vereadores, sobre Patrimônio Histórico e Cultural, projeto o qual estão estudando na disciplina de História.

Moradores do interior protestam na Câmara por más condições de estradas em Taquara

A Câmara de Vereadores de Taquara recebeu, nesta segunda-feira (20), uma comitiva de moradores das localidades de Açouta Cavalo e Cachoeira Grande, no interior do município, protestando devido às más condições de estradas. Cerca de 60 pessoas participaram do ato no Legislativo, em que obtiveram apoio de vereadores para levar a reivindicação à prefeitura.

Encceja 2019: inscrições iniciaram nesta segunda-feira. O prazo para se inscrever vai até 31 de maio e as provas serão aplicadas em 25 de agosto.

Iniciaram nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova é gratuita e destinada a pessoas em busca de certificados de Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tiveram a oportunidade de concluir a formação no tempo padrão. O exame será aplicado em 25 de agosto, em 610 cidades brasileiras. As inscrições podem ser feitas pela internet, no Sistema Encceja, até 31 de maio, através do site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso.
A Câmara de Vereadores de Taquara, através de sua internet comunitária, está disponibilizando acesso ao site do Encceja, para realização das inscrições. O horário de funcionamento da Câmara é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30 e na sexta-feira das 8h às 14h.

Reunião preliminar para formação do Conselho da Comunidade Pró Presídio Estadual de Taquara

Durante a manhã do dia 07 de maio (terça-feira), nas dependências da Câmara de Vereadores de Taquara, aconteceu a primeira reunião para tratar da efetivação do Conselho da Comunidade, uma associação civil com função de representação das comunidades na execução da política penal e penitenciária, visando ações junto ao Presídio Estadual de Taquara com intuito de que aconteça uma aproximação colaborativa.

Soldado Juliano Soares Sodré é homenageado na Câmara de Vereadores de Taquara

Por proposição do Vereador Lissandro Rodrigues, a Câmara de Veradores de Taquara prestou uma homenagem especial, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (01), ao SOLDADO JULIANO SOARES SODRÉ, natural de Taquara, pela participação atuante por ocasião da tragédia onde houve o rompimento da Barragem da Vale (mineradora multinacional brasileira) em Brumadinho.

Câmara de Taquara promoveu a “Noite das Mulheres”

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi lembrado de forma especial pela Câmara de Vereadores de Taquara com a parceria entre o Executivo, Legislativo, Unimed Encosta da Serra, SESC – Fecomércio e Faccat.