Alunas da escola Júlio Maurer apresentam estudo etnobotânico das plantas medicinais na Câmara de Vereadores

Na manhã desta quinta-feira (08), no plenário da Câmara de Vereadores de Taquara, foi realizada uma reunião proposta pelo Presidente do Legislativo, Vareador Guido Mario Prass Filho, tendo como objetivo a apresentação do estudo etnobotânico das plantas medicinais da comunidade de Padilha.
Acompanhadas pela Vice-diretora e bióloga Melissa Vilches Pires, as alunas Leonarda Manuela Peters, Nicole Francine Peters Frelich e Larissa Pires Moraes, do 8º ano da  EMEF Júlio Maurer, autoras do projeto, que foi apresentado na MOSTRATEC, fizeram uma explanação do mesmo.
Conforme as alunas, a etnobotânica de plantas medicinais estuda comunidades de seres humanos e suas relações com as plantas medicinais através da valorização do conhecimento popular que passa de uma geração para outra.
O objetivo geral é avaliar o conhecimento popular tradicional de plantas medicinais da comunidade de Padilha, em Taquara. E também estabelecer um perfil das pessoas que possuem o conhecimento popular tradicional sobre as plantas medicinais; identificar as plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade de Padilha, bem como suas indicações e formas de preparo; comparar as indicações das plantas medicinais mais citadas pela comunidade com a literatura; confeccionar um material informativo digital e impresso para divulgação das espécies mais utilizadas e outras informações importantes.
O presidente do Legislativo, Vereador Guido Mario informou às alunas e à professora que  pretende criar e desenvolver ferramentas na construção de um projeto pedagógico que poderá ser implantado junto às esolas municipais, quanto ao cultivo e uso de plantas medicinais, que poderão ser consumidas pelos professores, funcionários, alunos e familiares para a prevenção e combate às doenças.
Estiveram presentes na reunião, além das alunas, a Vice-diretora da Escola Júlio Maurer e os Vereadores Guido Mario e Luis Felipe Luz Lenhen.