100%

Alunas da escola Júlio Maurer apresentam estudo etnobotânico das plantas medicinais na Câmara de Vereadores

Na manhã desta quinta-feira (08), no plenário da Câmara de Vereadores de Taquara, foi realizada uma reunião proposta pelo Presidente do Legislativo, Vareador Guido Mario Prass Filho, tendo como objetivo a apresentação do estudo etnobotânico das plantas medicinais da comunidade de Padilha.
Acompanhadas pela Vice-diretora e bióloga Melissa Vilches Pires, as alunas Leonarda Manuela Peters, Nicole Francine Peters Frelich e Larissa Pires Moraes, do 8º ano da  EMEF Júlio Maurer, autoras do projeto, que foi apresentado na MOSTRATEC, fizeram uma explanação do mesmo.
Conforme as alunas, a etnobotânica de plantas medicinais estuda comunidades de seres humanos e suas relações com as plantas medicinais através da valorização do conhecimento popular que passa de uma geração para outra.
O objetivo geral é avaliar o conhecimento popular tradicional de plantas medicinais da comunidade de Padilha, em Taquara. E também estabelecer um perfil das pessoas que possuem o conhecimento popular tradicional sobre as plantas medicinais; identificar as plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade de Padilha, bem como suas indicações e formas de preparo; comparar as indicações das plantas medicinais mais citadas pela comunidade com a literatura; confeccionar um material informativo digital e impresso para divulgação das espécies mais utilizadas e outras informações importantes.
O presidente do Legislativo, Vereador Guido Mario informou às alunas e à professora que  pretende criar e desenvolver ferramentas na construção de um projeto pedagógico que poderá ser implantado junto às esolas municipais, quanto ao cultivo e uso de plantas medicinais, que poderão ser consumidas pelos professores, funcionários, alunos e familiares para a prevenção e combate às doenças.
Estiveram presentes na reunião, além das alunas, a Vice-diretora da Escola Júlio Maurer e os Vereadores Guido Mario e Luis Felipe Luz Lenhen.

Notícias

Câmara de Taquara promoveu a “Noite das Mulheres”
Câmara de Taquara promoveu a “Noite das Mulheres”

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi lembrado de forma especial pela Câmara de Vereadores de Taquara com a parceria entre o Executivo, Legislativo, Unimed Encosta da Serra, SESC – Fecomércio e Faccat.

Capitão do 32º Batalhão de Polícia Militar reúne-se com a Presidente do Legislativo taquarense
Capitão do 32º Batalhão de Polícia Militar reúne-se com a Presidente do Legislativo taquarense

No sentido de dar uma resposta a reivindicação dos Vereadores taquarenses,o Capitão Juliano Cardoso Arali reuniu-se com a Presidente do Legislativo taquarense, Vereadora Sirlei Silveira, para abordarem sobre a atual situação dos andarilhos que ocupam os espaços públicos de recreação, a exemplo do que acontece na Praça da Bandeira, localizada em frente à antiga estação rodoviária, na área central de Taquara.

CONVITE: Semana da Mulher
CONVITE: Semana da Mulher

Vereadora Sirlei Teresinha Bernardes da Silveira, Presidente do Legislativo Taquarense, convida vossa senhoria para participar da  abertura da SEMANA DA MULHER que ocorrerá no dia 07/03/2019, às 9h, no saguão desta Casa, com a Exposição de arte com o tema “Ancestralidade”, da artista plástica Luci Diefenbach.

Parceria entre a Câmara de Vereadores de Taquara e Sindicato dos Produtores Rurais segue em 2019
Parceria entre a Câmara de Vereadores de Taquara e Sindicato dos Produtores Rurais segue em 2019

No dia 30 de janeiro, a Vereadora Sirlei Teresinha Bernardes da Silveira, Presidente do Legislativo taquarense, juntamente com o Vereador Adalberto Soares, Vice-Presidente da Câmara, receberam na Câmara de Vereadores de Taquara o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Paranhana/Sinos, Senhor Osmar Gonzaga, acompanhado da Secretária Executiva do Sindicato, a Senhora Ana Paula Moraes.