Vereadores e funcionários realizam plantios de árvores na Câmara de Taquara

No início da tarde desta quarta-feira (31), os Vereadores Guido Mario Prass Filho e Sandra Schäeffer, juntamente com os funcionários Luis Fernando e Jorge de Almeida, realizaram o plantio de mudas de Ipê.
As mudas foram plantadas na calçada que fica na parte dos fundos da Câmara. Conforme os Vereadores estão fazendo sua parte de colaborar com o meio ambiente. Em breve, o espaço estará florido e proporcionando sombra aos pedestres e veículos que estacionam nessa região.
Conforme a Vereadora Sandra, em sua Indicação Nº 062/2018, solicita ao Executivo Municipal, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, que dê continuidade ao Projeto de Arborização Urbana em nosso município, utilizando a quaresmeira como uma das opções. Nosso município carece desta continuidade, pois existem inúmeras quadras nas quais não existe sequer uma árvore plantada. No verão esta necessidade aumenta, devido às altas temperaturas.
São muitos os benefícios da arborização urbana:
-EMBELEZAM AS VIAS PÚBLICAS;
-PROPORCIONAM SOMBRA PARA OS PEDESTRES E VEÍCULOS;
-AMENIZAM A POLUIÇÃO SONORA;
-REDUZEM O IMPACTO DA ÁGUA DE CHUVA E SEU ESCORRIMENTO SUPERFICIAL;
-SERVEM DE ABRIGO À FAUNA;
-REDUZEM A POLUIÇÃO DO AR PROVOCADA PRINCIPALMENTE PELA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS DOS VEÍCULOS AUTOMOTORES E INDÚSTRIAS;
-PROPORCIONAM CONFORTO TÉRMICO E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO AS PESSOAS;
-PROTEGEM O LENÇOL FREÁTICO;
-AMENIZAM A FORÇA DO VENTO;
-VALORIZAM IMÓVEIS;
-PROPORCIONAM AUMENTO NA UMIDADE RELATIVA DO AR;
-REDUZEM OS IMPACTOS DO AQUECIMENTO GLOBAL;
-FORNECEM MATÉRIA ORGÂNICA PARA OS SOLOS;
-REDUZEM A INCIDÊNCIA SOLAR.
"TODOS TÊM O DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO, BEM DE USO COMUM DO POVO E ESSENCIAL À QUALIDADE DE VIDA, IMPONDO-SE AO PODER PÚBLICO E À COLETIVIDADE O DEVER DE DEFENDÊ-LO E PRESERVÁ-LO PARA AS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES" (ART. 255 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL).
O Projeto de Arborização da Zona Urbana do Município busca melhorar a qualidade de vida do povo através dos benefícios oriundos da arborização, despertando ao mesmo tempo a consciência ecológica dos cidadãos. Espero que um dia consigamos entender que um projeto de arborização vai muito além da questão do embelezamento. Passa necessariamente pela questão da preservação ambiental, fundamental para nossa sobrevivência no planeta Terra.