Sessão solene homenageia os 90 anos da EMEF Rosa Elsa Mertins

Por proposição da Vereadora Mônica Facio, na noite desta quarta-feira (03), foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 90 anos da EMEF Rosa Elsa Mertins, na Câmara de Vereadores de Taquara.
A sessão iniciou com uma belíssima apresentação da Banda do Rosa, coordenada pelo professor Newton Waldemar Macedo.
A Escola Rosa Elsa Mertins iniciou suas atividades em 1928 em uma pequena sala cedida por moradores do lugar.
Com o passar dos anos, a escola virou uma “Brizoleta”, este novo prédio foi construído num terreno doado pelo casal Valdemar Mertins e Rosa Elsa Mertins, e mais professoras foram convidadas a lecionar. Foi nessa época que a professora Lúcia Feller Volkart veio trabalhar na escola.
No ano de 1988, a escola passou a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Rosa Elsa Mertins.
 Hoje, a escola atende em torno de 474 alunos, matriculados da educação infantil até ao 9º do ensino fundamental, contando com 39 professores, oito funcionários, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Direção e Vice-direção. Conta com Biblioteca, sala de ciências, laboratório de informática, auditório com camarim, cozinha, refeitório e quadra de esportes coberta.
 Com a direção da professora Mara Antonia Salomé e vice-direção da professora Marilene Maria Lahm Tejkowski, conta com o apoio de dois órgãos, de grande importância para a escola, o CPM (Círculo de Pais e Mestres) e o Conselho Escolar, que promovem reuniões mensais a fim de desenvolver um trabalho integrado, promovendo a união entre pais, alunos, professores e funcionários e buscando um mesmo ideal na preparação para a vida em sociedade.
A escola está sempre incentivando os alunos a participarem dos eventos e projetos promovidos pelo município como o Recanto, Feira de Iniciação Científica, jogos Estudantis, Prefeitura Mirim, entre outros.
No ano de 2018 é possível destacar, até o momento, a participação nas Olimpíadas de Matemática, o Encontro de bandas marciais, o campeonato de xadrez, a participação no JERGS. Além da revitalização do prédio da escola e da  biblioteca.
A missão da escola é ter como compromisso proporcionar através da prática de ensino o resgate da essência do ser humano, prevalecendo os valores morais, éticos e sociais, oportunizando a vivência e o reconhecimento do ser como agente integrante e participativo, indo ao encontro de uma sociedade justa e solidária.
Em seu pronunciamento, a Vereadora Mônica Facio, propositora da homenagem, disse sentir-se honrada em prestar esta homenagem à Escola Rosa Elsa, pois é uma escola cidadã que sabe que é responsável por tempo real da dimensão de cidadania dos seus alunos, sabe que quando nasce um cidadão, nasce também a imagem de uma sociedade mais justa e mais fraterna. “Eu vejo o “Rosa” como espaço de gente, um espaço de construção afetiva, corajosa, esperançosa, de uma realidade que só uma escola que é cidadã, uma escola que é pública e que tem qualidade pode oferecer todos os dias”, finalizou a Vereadora.
Estiveram presentes na solenidade a Professora Lucia Feller Volkart, Sr. Erni Mertins, familiar da família que doou o terreno para a construção da Escola, alunos, professores, pais, moradores do Bairro Santa Rosa, Secretários Municipais e os Vereadores Guido Mario Prass Filho, Luiz Felipe Luz Lehnen, Adalberto Carlos Soares, Marlene Haag e Mônica Facio.

Sirlei Silveira é eleita presidente da Câmara de Taquara para 2019

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (03), foi eleita para o comando da Mesa Diretora do próximo ano a Vereadora Sirlei Silveira (PTB). Junto com Sirlei, também estarão à frente da mesa os vereadores Adalberto Soares (PP), como vice-presidente, e Daniel Laerte Lahm (PTB), o Preto, na condição de secretário. Todos assumem os trabalhos da mesa diretora em 1º de janeiro. A Câmara voltará a ter uma mulher na presidência após seis anos.

Participantes do Programa Meninas Cidadãs visitam a Câmara de Vereadores

Na manhã desta quinta-feira (29), alunas da EMEF Getúlio Vargas, participantes do programa Meninas Cidadãs, acompanhadas pela técnica responsável Psicóloga Drª. Karla Rafaela Haack, estiveram na Câmara de Vereadores, quando fizeram a entrega de um fanzine ao presidente do Legislativo, Vereador Guido Mario.

Aberta oficialmente a Feira do Livro em Taquara

Com a temática “Circo”, a Feira Literária e Cultural de Taquara teve a sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (22) na Rua Coberta do Município. A iniciativa é uma parceria entre a Administração Municipal, o Serviço Social do Comércio – SESC/Taquara e a Associação Amigos do Livro, com apoio do SENAC/Taquara.

Atividades promovidas durante o Novembro Azul visam chamar a atenção dos homens para os cuidados com a sua saúde

Cientes de que a cura para a maior parte das doenças está relacionada ao diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara promoverá uma série de atividades durante o Novembro Azul, visando chamar a atenção dos homens para os cuidados com a sua saúde. A programação, que teve início no dia 07 de novembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado, será retomada a partir desta terça-feira (20), na UBS Pega Fogo, localidade do interior do município, e seguirá até o próximo dia 30.