Sessão solene homenageia os 90 anos da EMEF Rosa Elsa Mertins

Por proposição da Vereadora Mônica Facio, na noite desta quarta-feira (03), foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 90 anos da EMEF Rosa Elsa Mertins, na Câmara de Vereadores de Taquara.
A sessão iniciou com uma belíssima apresentação da Banda do Rosa, coordenada pelo professor Newton Waldemar Macedo.
A Escola Rosa Elsa Mertins iniciou suas atividades em 1928 em uma pequena sala cedida por moradores do lugar.
Com o passar dos anos, a escola virou uma “Brizoleta”, este novo prédio foi construído num terreno doado pelo casal Valdemar Mertins e Rosa Elsa Mertins, e mais professoras foram convidadas a lecionar. Foi nessa época que a professora Lúcia Feller Volkart veio trabalhar na escola.
No ano de 1988, a escola passou a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Rosa Elsa Mertins.
 Hoje, a escola atende em torno de 474 alunos, matriculados da educação infantil até ao 9º do ensino fundamental, contando com 39 professores, oito funcionários, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Direção e Vice-direção. Conta com Biblioteca, sala de ciências, laboratório de informática, auditório com camarim, cozinha, refeitório e quadra de esportes coberta.
 Com a direção da professora Mara Antonia Salomé e vice-direção da professora Marilene Maria Lahm Tejkowski, conta com o apoio de dois órgãos, de grande importância para a escola, o CPM (Círculo de Pais e Mestres) e o Conselho Escolar, que promovem reuniões mensais a fim de desenvolver um trabalho integrado, promovendo a união entre pais, alunos, professores e funcionários e buscando um mesmo ideal na preparação para a vida em sociedade.
A escola está sempre incentivando os alunos a participarem dos eventos e projetos promovidos pelo município como o Recanto, Feira de Iniciação Científica, jogos Estudantis, Prefeitura Mirim, entre outros.
No ano de 2018 é possível destacar, até o momento, a participação nas Olimpíadas de Matemática, o Encontro de bandas marciais, o campeonato de xadrez, a participação no JERGS. Além da revitalização do prédio da escola e da  biblioteca.
A missão da escola é ter como compromisso proporcionar através da prática de ensino o resgate da essência do ser humano, prevalecendo os valores morais, éticos e sociais, oportunizando a vivência e o reconhecimento do ser como agente integrante e participativo, indo ao encontro de uma sociedade justa e solidária.
Em seu pronunciamento, a Vereadora Mônica Facio, propositora da homenagem, disse sentir-se honrada em prestar esta homenagem à Escola Rosa Elsa, pois é uma escola cidadã que sabe que é responsável por tempo real da dimensão de cidadania dos seus alunos, sabe que quando nasce um cidadão, nasce também a imagem de uma sociedade mais justa e mais fraterna. “Eu vejo o “Rosa” como espaço de gente, um espaço de construção afetiva, corajosa, esperançosa, de uma realidade que só uma escola que é cidadã, uma escola que é pública e que tem qualidade pode oferecer todos os dias”, finalizou a Vereadora.
Estiveram presentes na solenidade a Professora Lucia Feller Volkart, Sr. Erni Mertins, familiar da família que doou o terreno para a construção da Escola, alunos, professores, pais, moradores do Bairro Santa Rosa, Secretários Municipais e os Vereadores Guido Mario Prass Filho, Luiz Felipe Luz Lehnen, Adalberto Carlos Soares, Marlene Haag e Mônica Facio.

Outubro Rosa: Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

A Campanha de Conscientização Outubro Rosa é promovida em diversos países a fim de alertar a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Em Taquara, acontecem atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do interior e da cidade, e, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar, bem como, evento no Centro de Eventos da Faccat, de iniciativa das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Comissão Especial de Segurança reúne-se nessa Segunda-Feira

Comissão Especial de Segurança esteve reunida nesta segunda-feira(17), para debater sobre a insegurança no interior e centro de Taquara. A Comissão definiu que, no primeiro momento, será solicitada uma reunião com o comando da Brigada Militar de Taquara/RS, para reivindicar aumento no patrulhamento.

Iniciam os Festejos Farroupilhas do Vale do Paranhana

O 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana iniciou na quinta-feira, 13, com a cavalgada de condução da Chama Crioula pelas principais ruas de Taquara. Cerca de 80 cavaleiros participaram do desfile que conduziu a chama crioula até a sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, onde acontece o evento até o dia 20 de setembro.