Legislativo Taquarense participa da entrega da chave da cidade ao Bebê Prefeito

Legislativo Taquarense participa da entrega da chave da cidade ao Bebê Prefeito Foto: Magda Rabie
Na manhã desta sexta-feira (10), o Presidente do Legislativo, Vereador Guido Mario Prass Filho participou da atividade no Hospital Bom Jesus, que deu início a I Semana Municipal do Bebê, com a entrega da chave da cidade ao Bebê Prefeito.
A entrega da chave da cidade foi realizada pelo Prefeito Tito Lívio Jaeger ao primeiro bebê nascido no dia do início da Semana do Bebê.  Ricardo será o bebê referência no ano de 2018 no que se refere ao atendimento à infância.  Na ocasião também foi apresentado o padrinho e madrinha da cidadania.
A entrega foi acompanhada por autoridades locais, comissão organizadora da I Semana Municipal do Bebê e administração do Hospital Bom Jesus de Taquara.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que objetiva chamar a atenção dos governos, famílias, sociedade civil e profissionais de atenção à infância, para a importância dos primeiros anos de vida, incluindo, cada vez mais, a pauta da infância na agenda estratégica dos governos através de ações transversais, garantindo o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento saudável das crianças.
A iniciativa da realização da Semana do Bebê surgiu com um Projeto sugestão da Vereadora Mônica Facio, que foi encaminhado ao Executivo Municipal, retornando ao Legislativo na forma de Projeto de Lei que foi sancionado através da Lei nº 6005, de 05 de setembro de 2017.
O evento é realizado pela Prefeitura de Taquara em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. A iniciativa conta com apoio da ONG Vida Breve, SESC/Taquara, Sindilojas, Unipacs e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Programação da I Semana do Bebê de Taquara “Cidadania para todas as crianças!”
10/08 – Sexta-feira
Entrega da chave da cidade ao Bebê Prefeito e apresentação do padrinho e madrinha da cidadania

Local: Hospital Bom Jesus – Rua Emílio Lúcio Esteves, 900 – Centro.
 Abertura Oficial
Sarau Cultural da Educação Infantil
Local: Unipacs – Rua Guilherme Lahm, 910 – Centro.

11/08 – Seminário: A ação social na Educação Infantil
Local: Unipacs – Rua Guilherme Lahm, 910 – Centro. Horário: 8 horas
8:00 – Inscrição
8:30 – Apresentação artística
9:00 – Palestra: Maria da Graça Hohn – Os saberes, sons e sabores da educação infantil
13:00 – Eu e o aluno: O valor da adaptação, acolhimento, vínculo no dia a dia da educação Infantil - Psicopedagoga Ana Paula Silva
15:00 – Palestra: Gabriel Junqueira - Linguagens Geradoras na Educação infantil
Coordenação: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

12/08 – I Encontro de carrinhos, triciclos, patinetes e bicicletas
Local: Parque do Trabalhador
Coordenação: Diretoria de Cultura

13/08 – Segunda-feira
Local: Unipacs – Rua Guilherme Lahm, 910 - Centro
8:30 – Introdução Alimentar de Bebês: Por onde começar? - Nutricionista Fabíola F. Andriola
10:30 - Triagens Fonoaudiólogas Neonatais: Teste da Orelhinha e da Linguinha - Fonoaudióloga Leticia Zwetsch
13:15 – Desafios da Prematuridade - Psicóloga Gabriela Filipouski e Nutric. Ana Carolina Terrazan
15:20 – Desenvolvimento Emocional do Bebê - Psicóloga Bruna Detoni
16:30 – Construção dos Limites na Primeira Infância - Psicóloga Marília Bordin Schmidt e Psicóloga Fernanda Amorim
19:00 – Bebês Prematuros – Enfermeira Márcia Ganzer
21:00 – Aleitamento Materno: A Importância das primeiras orientações para mães - Fonoaudióloga Leticia Zwetsch
Coordenação: Secretaria Municipal de Saúde

14/08 – Terça-feira
Cine com Pipoca para alunos da Educação Infantil
Local: Ong vida Breve - Rua Cincinato Cardoso, 2900 - Bairro Santa Maria
Coordenação: Ong Vida Breve
Temas: A Importância da Amamentação
Local: EMEI Vovó Domênica – rua Celeste Domingos de Souza – bairro Medianeira
Coordenação: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

15/08 – Quarta-feira
Tema: Cuidando de quem Cuida
Local: Parque do Trabalhador
Coordenação: Equipe do CRAS e da Saúde da Mulher da SMS
Fórum de gestão e Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância 2017/2018
Local: Centro Educacional Índio Brasileiro Cesar- Rua Júlio de Castilhos, 2500 - Centro
Coordenação: Grupo de Trabalho I Semana do Bebê
Formação da Comissão que acompanhará a aplicação do plano municipal

Sirlei Silveira é eleita presidente da Câmara de Taquara para 2019

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (03), foi eleita para o comando da Mesa Diretora do próximo ano a Vereadora Sirlei Silveira (PTB). Junto com Sirlei, também estarão à frente da mesa os vereadores Adalberto Soares (PP), como vice-presidente, e Daniel Laerte Lahm (PTB), o Preto, na condição de secretário. Todos assumem os trabalhos da mesa diretora em 1º de janeiro. A Câmara voltará a ter uma mulher na presidência após seis anos.

Participantes do Programa Meninas Cidadãs visitam a Câmara de Vereadores

Na manhã desta quinta-feira (29), alunas da EMEF Getúlio Vargas, participantes do programa Meninas Cidadãs, acompanhadas pela técnica responsável Psicóloga Drª. Karla Rafaela Haack, estiveram na Câmara de Vereadores, quando fizeram a entrega de um fanzine ao presidente do Legislativo, Vereador Guido Mario.

Aberta oficialmente a Feira do Livro em Taquara

Com a temática “Circo”, a Feira Literária e Cultural de Taquara teve a sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (22) na Rua Coberta do Município. A iniciativa é uma parceria entre a Administração Municipal, o Serviço Social do Comércio – SESC/Taquara e a Associação Amigos do Livro, com apoio do SENAC/Taquara.