Legislativo Taquarense participa da entrega da chave da cidade ao Bebê Prefeito

Legislativo Taquarense participa da entrega da chave da cidade ao Bebê Prefeito Foto: Magda Rabie
Na manhã desta sexta-feira (10), o Presidente do Legislativo, Vereador Guido Mario Prass Filho participou da atividade no Hospital Bom Jesus, que deu início a I Semana Municipal do Bebê, com a entrega da chave da cidade ao Bebê Prefeito.
A entrega da chave da cidade foi realizada pelo Prefeito Tito Lívio Jaeger ao primeiro bebê nascido no dia do início da Semana do Bebê.  Ricardo será o bebê referência no ano de 2018 no que se refere ao atendimento à infância.  Na ocasião também foi apresentado o padrinho e madrinha da cidadania.
A entrega foi acompanhada por autoridades locais, comissão organizadora da I Semana Municipal do Bebê e administração do Hospital Bom Jesus de Taquara.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que objetiva chamar a atenção dos governos, famílias, sociedade civil e profissionais de atenção à infância, para a importância dos primeiros anos de vida, incluindo, cada vez mais, a pauta da infância na agenda estratégica dos governos através de ações transversais, garantindo o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento saudável das crianças.
A iniciativa da realização da Semana do Bebê surgiu com um Projeto sugestão da Vereadora Mônica Facio, que foi encaminhado ao Executivo Municipal, retornando ao Legislativo na forma de Projeto de Lei que foi sancionado através da Lei nº 6005, de 05 de setembro de 2017.
O evento é realizado pela Prefeitura de Taquara em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. A iniciativa conta com apoio da ONG Vida Breve, SESC/Taquara, Sindilojas, Unipacs e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Programação da I Semana do Bebê de Taquara “Cidadania para todas as crianças!”
10/08 – Sexta-feira
Entrega da chave da cidade ao Bebê Prefeito e apresentação do padrinho e madrinha da cidadania

Local: Hospital Bom Jesus – Rua Emílio Lúcio Esteves, 900 – Centro.
 Abertura Oficial
Sarau Cultural da Educação Infantil
Local: Unipacs – Rua Guilherme Lahm, 910 – Centro.

11/08 – Seminário: A ação social na Educação Infantil
Local: Unipacs – Rua Guilherme Lahm, 910 – Centro. Horário: 8 horas
8:00 – Inscrição
8:30 – Apresentação artística
9:00 – Palestra: Maria da Graça Hohn – Os saberes, sons e sabores da educação infantil
13:00 – Eu e o aluno: O valor da adaptação, acolhimento, vínculo no dia a dia da educação Infantil - Psicopedagoga Ana Paula Silva
15:00 – Palestra: Gabriel Junqueira - Linguagens Geradoras na Educação infantil
Coordenação: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

12/08 – I Encontro de carrinhos, triciclos, patinetes e bicicletas
Local: Parque do Trabalhador
Coordenação: Diretoria de Cultura

13/08 – Segunda-feira
Local: Unipacs – Rua Guilherme Lahm, 910 - Centro
8:30 – Introdução Alimentar de Bebês: Por onde começar? - Nutricionista Fabíola F. Andriola
10:30 - Triagens Fonoaudiólogas Neonatais: Teste da Orelhinha e da Linguinha - Fonoaudióloga Leticia Zwetsch
13:15 – Desafios da Prematuridade - Psicóloga Gabriela Filipouski e Nutric. Ana Carolina Terrazan
15:20 – Desenvolvimento Emocional do Bebê - Psicóloga Bruna Detoni
16:30 – Construção dos Limites na Primeira Infância - Psicóloga Marília Bordin Schmidt e Psicóloga Fernanda Amorim
19:00 – Bebês Prematuros – Enfermeira Márcia Ganzer
21:00 – Aleitamento Materno: A Importância das primeiras orientações para mães - Fonoaudióloga Leticia Zwetsch
Coordenação: Secretaria Municipal de Saúde

14/08 – Terça-feira
Cine com Pipoca para alunos da Educação Infantil
Local: Ong vida Breve - Rua Cincinato Cardoso, 2900 - Bairro Santa Maria
Coordenação: Ong Vida Breve
Temas: A Importância da Amamentação
Local: EMEI Vovó Domênica – rua Celeste Domingos de Souza – bairro Medianeira
Coordenação: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

15/08 – Quarta-feira
Tema: Cuidando de quem Cuida
Local: Parque do Trabalhador
Coordenação: Equipe do CRAS e da Saúde da Mulher da SMS
Fórum de gestão e Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância 2017/2018
Local: Centro Educacional Índio Brasileiro Cesar- Rua Júlio de Castilhos, 2500 - Centro
Coordenação: Grupo de Trabalho I Semana do Bebê
Formação da Comissão que acompanhará a aplicação do plano municipal

Vereadores Mirins vistam a Câmara de Vereadores de Taquara

Os Vereadores Mirins do Município de Taquara estiveram em visita na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (13), e foram recepcionados pelo Presidente do Legislativo, Vereador Guido Mario Prass Filho, e pelas Vereadoras Sirlei Silveira e Carmem Kirsch.

Alunos e Professores da E.M.E.F. Dr. Alípio A. Sperb reúnem-se com Vereadores

Na tarde desta segunda-feira (06), alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Alípio A. Sperb reuniram-se, no Plenário da Câmara de Vereadores, para que pudessem esclarecer algumas dúvidas que surgiram durante a construção dos projetos, que serão apresentados na Mostra de Trabalhos Científicos da Escola.

Convite: Reunião Pública

O Presidente da Câmara de Vereadores de Taquara/RS, Sr. Guido Mario Prass Filho, solicita que seja divulgada a seguinte Reunião Pública:
Dia: 30/07 - às 10 horas
Com Dr. Felipe Teixeira Neto - Promotor de Justiça
Local: FACCAT – Reunião Pública para apresentação do Estudo de Alternativas e Projetos para minimização do efeito das cheias na Bacia do Rio dos Sinos.